Bem-vindo
Ligue: (21) 2551-1032

Curso Pré-Congresso: Psicologia do Espaço Mental com Lucas Derks

Próximas turmas:

02 e 03 de novembro de 2017

Dias e Horários:

quinta-feira - 09:00 às 18:00
sexta-feira - 09:00 às 18:00

Duração do curso:

2 dias

Carga Horária:

16 horas

Local do curso:

Vitória
Avenida Saturnino de Brito, 1327, Vitória - Santa Helena - / ES

Investimento:

R$ 1257,00
Diferenciais

Sobre o a Psicologia do Espaço Mental

A Psicologia do Espaço Mental – PEM (em inglês MSP) ajuda a transformar a orientação linguística da psicoterapia em uma tecnologia que, de imediato, se divide em três dimensionalidades da experiência: "de um jogo de palavras em um jogo espacial ". Esta troca ajuda os terapeutas a se aprofundar mais em questões como depressão, trauma social, insuficiência social e distúrbios de personalidade. A PEM resulta de uma síntese multidisciplinar no campo da cognição espacial e nas psicoterapias orientadas espacialmente como a Programação Neurolinguística, Panorama Social e Terapia de Constelação Sistêmica. Este treinamento expande suas habilidades já existentes, concentrando-se no fundamental princípio organizador da mente: o espaço.

A mente é um dispositivo de navegação, o qual nos ajuda a abrir caminho pelo mundo, na sociedade, nos relacionamentos e, também, através do conhecimento, memórias, tempo e nosso corpo. 

Tudo o que existe no universo - qualquer pedra, nuvem, estrela, carro, pessoa ou criatura - está localizado em algum lugar no espaço físico ao nosso redor. Para encontrar nosso caminho de sucesso, precisamos de um modelo neural em 3-D em nossa mente. O cérebro é totalmente equipado para isso: é, ele mesmo, uma estrutura em 3-D. Tudo o que pensamos está localizado em algum lugar no espaço ou à nossa volta. O que acontece no espaço mental, ocorre, principalmente, a nível inconsciente. O objeto de estudo em psicologia, chamado "o inconsciente" pode agora ser adaptado a um espaço dentro e ao redor da pessoa que abriga todo o conteúdo mental. Esta descoberta recente é chamada de espaço de cognição que agora está conectado à prática regular de psicoterapia denominada: Psicologia do Espaço Mental – PEM. 


Um dos principais problemas habituais da "terapia de conversação" é o fato de que todas as palavras precisam ser "decodificadas" através da gramática: da unidimensionalidade da linguagem à tridimensionalidade da experiência. A transcodificação em 3-D para 1-D para 3-D e vice-versa, traz a compreensão exata daquilo que, para outros, parece extremamente difícil. Isso, geralmente, causa mal-entendidos e falsas interpretações na comunicação dos processos, o que é especialmente frustrante no contexto psicoterapêutico. A Psicoterapia que segue a Psicologia do Espaço Mental tenta ignorar a tediosa transcodificação de palavras e volta à experiência do terapeuta, fazendo assim, ao mesmo tempo ele simplifica e intensifica o trabalho de mudança.  

 

Fundamentos

Nos últimos trinta anos, o papel do espaço na ciência cognitiva tornou-se mais proeminente, conforme testemunhado pelas publicações e congressos sobre cognição espacial. Ao lado de uma riqueza de ideias em psicologia humana e animal, essas publicações e congressos mostram quão poucos neurocientistas, psicólogos e linguistas têm noção da existência da psicoterapia espacial. As psicoterapias espaciais referem-se a uma classe de métodos que, à primeira vista, podem parecer não correlacionados. Entre muitas outras, citamos algumas terapias já conhecidas: Voice Dialogue, Terapia da Linha de Tempo, MBTI, Constelações Familiares, Terapia da Aceitação e Comprometimento, O Modelo Totalidade, Metáforas de Movimento e o Panorama Social todas com base na Psicologia do Espaço Mental.

Trainers

Lucas Derks

Natural da Holanda, Master e trainer em PNL, psicoterapeuta, psicólogo social e artista. É conhecido internacionalmente pelo seu trabalho com Panorama Social e autor de vários livros.

Programação do curso

No treinamento de Psicologia do Espaço Mental exploramos como a cognição espacial é o fundamento de todo pensamento, não importa o quão complexo, abstrato, problemático, simbólico, concreto ou imaginativo possa parecer. Exploramos o significado em 3-D das estruturas físicas do cérebro, do sistema nervoso central e do corpo. Maior atenção é dada à análise de como a consciência das percepções, conceitos, memórias, imaginações e emoções aparecem em uma esfera em 3-D infinita dentro e ao redor da pessoa. Dentro deste "espaço de consciência" distinguimos sete subcategorias:

  • Localização corporal: navegação e orientação
  • Tempo como uma construção espacial
  • O eu, como uma construção espacial em e ao redor do corpo
  • O mundo social como uma panorâmica paisagem em 3-D.
  • Todo significado linguístico que aparece em algum lugar no espaço mental.
  • Metáforas espaciais.
  • Intrusões no espaço mental: interferência de objetos mentais como nuvens escuras.

O Trainer Lucas Derks PhD, é fundador do Modelo Panorama Social, pelo qual ele tem recebido reconhecimento internacional. O treinamento incluirá uma grande quantidade de prática supervisionada.